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A primeira fase das obras de reforma e modernização da AM-010 foi inaugurada neste sábado (15), com a entrega de 142 quilômetros reconstruídos entre o KM 110 e o KM 252 da rodovia. O trecho liga Rio Preto da Eva a Itacoatiara e integra um projeto que contempla 250,40 quilômetros de extensão no total. O investimento anunciado para a obra é de R$ 515,7 milhões.
A cerimônia ocorreu no KM 217 da rodovia e reuniu prefeitos de Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Autazes, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Silves e Urucurituba, além de deputados estaduais e vereadores. Também estiveram presentes representantes do setor primário, do setor de gás natural, produtores rurais e moradores das áreas beneficiadas. O evento contou ainda com apresentações de artistas regionais e da atração nacional Ju Marques.
A AM-010 é utilizada para o transporte de insumos, mercadorias e deslocamento de trabalhadores e estudantes, além de ser um dos principais corredores para o escoamento da produção agrícola. O governo afirma que mais de 2 milhões de pessoas em oito municípios são impactadas diretamente ou indiretamente pela rodovia, que também facilita o acesso a serviços de saúde, educação e comércio.
No trecho entregue, foram executados serviços de terraplenagem, pavimentação completa, drenagem superficial e profunda, correção de erosões e alargamento da pista. A rodovia passou a ter 7 metros de pista de rolamento e 1,5 metro de acostamento em cada lado, com pavimento formado por duas camadas de asfalto totalizando 7,5 centímetros de espessura. A previsão é de que toda a obra seja concluída até o primeiro semestre de 2026.
Com a via renovada, o tempo médio de viagem entre Manaus e Itacoatiara deve cair de cerca de seis horas para aproximadamente três horas e vinte minutos, em condições regulares de tráfego. O governo aponta ainda que mais de 10 mil empregos diretos e indiretos foram gerados durante a execução do projeto.
A rodovia também é utilizada para o transporte de Gás Natural Liquefeito (GNL) produzido no Campo do Azulão, em Silves. Em torno de 60 carretas circulam diariamente pelo trecho, transportando combustível para usinas e empreendimentos do setor energético. Segundo o governo, o novo pavimento reduz custos operacionais e riscos no transporte de cargas pesadas.
O setor primário também depende da trafegabilidade da AM-010. Municípios como Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Silves, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Urucará e Urucurituba utilizam a estrada para escoar a produção de citros, mandioca, abacaxi, banana, cacau, castanha-da-Amazônia, guaraná e açaí, além da pecuária. Aproximadamente 8 mil agricultores são alcançados pelas melhorias, especialmente durante períodos chuvosos.
O governo afirma que a modernização da AM-010 também deve aumentar o fluxo turístico para municípios próximos a Manaus, como Rio Preto da Eva e Itacoatiara, que possuem atrativos de pesca, turismo rural e eventos culturais. O município de Itacoatiara, por sua vez, funciona como ponto de ligação fluvial com outras cidades do Médio Amazonas.
A entrega da primeira etapa da AM-010 integra um conjunto mais amplo de obras de mobilidade urbana e rodoviária, incluindo o Rapidão Rodoanel Metropolitano de Manaus, o Trevo Lydia da Eira Corrêa, o Trevo do Rapidão, a duplicação da AM-070, intervenções nas AM-151 e AM-453 e o anel viário de Humaitá, além de investimentos em aeroportos e terminais flutuantes.
Com informações da Assessoria*
Por Victoria Medeiros, da Redação
Foto: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom